Excursão ao Museu e à "Casa do Engenheiro"



Excursão realizada ao Museu Municipal "Nhonhô Fonseca" pela turminha do Segundo Ano "B"; juntamente com o Segundo Ano "A" de D. Solange.

Tal Excursão teve o intuito de observar poemas e valorizar a cultura (museu) e observar o meio ambiente, respeitá-lo e instruir os alunos à respeito da preservação ambiental; assim como analisar diversas formas de residências; como a "Casa do Engenheiro"; que possui um estilo arquitetônico característico; tendendo para um período mais antigo. É sem dúvida uma obra maravilhosa, ainda mais agora que está sendo Revitalizada.

A área na qual se encontra a Casa, também foi explorada; com seu pequeno bosque, sua clareira e suas árvores frutíferas (Mangueiras, Jambeiros,...), ornamentáis (ciprestes e eucaliptos) e árvores características da vegetação predominante na região centro-oeste mineira, o Cerrado (Ipê, Lobeira,...).

Os animais que habitam esta região também foram objeto de estudo; assim como seus respectivos Nichos Ecológicos (Papel desenvolvido por tais animais no Meio Ambiente). O que mais chamou a atenção dos alunos foram os Sagüis; denominação genérica para várias espécies de micos; que são pequenos macacos (primatas), que pesam cerca de 250 gramas, possuem hábitos diurnos, que vivem em média 10 anos. Os  micos observados na ocasião foram os Micos-Estrelas (Callithris penicillata). Tais animais são alegres, gostam de brincar de briga e de esconde-esconde. Adoram fazer graça para quem estiver por perto.

O mico-estrela é caracterizado por apresentar tufos longos e negros, em forma de pincel, na orelha. A coloração geral do corpo é acinzentada, sendo a cauda anelada (com faixas transversais brancas). O nome mico-estrela é devido à presença de uma mancha branca na testa.

Os
sagüis vivem em grupos pequenos (também podem ser vistos sozinhos ou em pares). Às vezes formam bandos que, nas regiões pouco freqüentadas pelo homem, podem reunir trinta ou quarenta indivíduos.

Dormem umas doze a quatorze horas por dia. Não mudam de parceiros e disputam a liderança com lutas violentas. Aos machos cabe a tarefa de proteção e defesa e às fêmeas a de primeiro comer.

Possuem uma sociedade organizada e os bandos instalam-se nas proximidades das fruteiras, na mata, repetindo os mesmos percursos todos os dias. Utilizam as mesmas árvores e os mesmos galhos durante os deslocamentos. Raramente saltam de uma árvore para outra que esteja à distância, mas, como geralmente as copas se tocam, atravessam com agilidade as pontes formadas pelos ramos.

Os
Sagüis se apóiam nas quatro patas e vivem nas copas das árvores e se abrigam nos ocos dos troncos.

Costumam descer ao solo à procura de insetos e também para beber água.
A alimentação na natureza é de
insetos, répteis, pequenos mamíferos, aves, lesmas, ovos, alguns vegetais, frutas e a goma das árvores (seiva de árvore).

Com tal trabalho; foi feita uma acurada observação e conceituação de seres vivos e não vivos.


0 comentários:

Postar um comentário

Comente, você incentiva e nós crescemos!!!